sexta-feira, 30 de abril de 2010

A guerra dos meios de comunicação


Interação ou desintegração

Pierre Levy diz que a internet seria capaz de juntar as pessoas em redes sociais, criando uma integração mundial dentro do ciberespaço.
Enquanto Dominique Wolton diz que a internet irá apenas nos distanciar, já que pelas redes sociais fazemos contatos, mas não temos interação com estes contatos, são contatos apenas virtuais, nesse meio social virtual, sempre fazemos as mesmas coisas, sempre conversamos com as mesmas pessoas, sempre visitamos os mesmos sites. Portanto não há interação, e sim desintegração no meio virtual.
Wolton tem razão, porém Levy também têm. Enquanto ficamos presos à internet, não entenderemos e nem aceitaremos os meios pessoais de integração. E enquanto não conhecermos o ciberespaço, não entenderemos os meios pessoais, portanto, em minha opinião, devemos utilizar os meios virtuais sem nos esquecermos de que os meios pessoais também são aceitáveis!

Observação
Este texto foi criado a partir da leitura dos texto:
A desconstrução das utopias digitais Por Bolívar Torres em 28/4/2010, e
A Revolução contemporânea em matéria de comunicação, Texto traduzido por Juremir Machado da Silva, texto de Pierre Lévy

quarta-feira, 28 de abril de 2010

interatividade virtual



INTERATIVIDADE

a interatividade é a capacidade que as pessoas tem de se acossiarem com outras pessoas.

1. Influência recíproca de dois ou mais elementos.

2. Fenómeno que permite a certo número de indivíduos constituir-se em grupo, e que consiste no facto de que o comportamento de cada indivíduo se torna estímulo para outro.
WEB

na web não temos este tipo de interatividade, podemos ver pelo último post realizado que até mesmo trabalhos podem ser realizados sem o contato físico, portanto a Internet, se torna um meio de interação, capaz de juntar pessoas por tópicos variados, como acontece por exemplo no Orkut, se eu participo de uma comunidade, e lá conheçoa alguém essa pessoa se torna meu amigo virtual, e passamos a compartilhar informações, isso é considerado interatividade. As redes sociais são o meio de interação mais utilizados na atualidade.


referências: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php?title=Jornalismo_e_interatividade_na_web_2.0%3B_a_produ%C3%A7%C3%A3o_de_conte%C3%BAdo_pelo_p%C3%BAblico_em_redes_digitais&oldid=6069

http://www.sambabiz.com.br/samba/index.php?option=com_content&view=article&id=146:interatividade-na-web&catid=59:abc&Itemid=77

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Diferença do trabalho virtual




Segue aqui um questionário para mostrar as qualidades de um trabalho realizado virtualmente! um trabalho impessoal, sem o contato direto com os clientes



Qual o seu nome completo?


Paulo Jose Lemos Costa

Quantos anos você tem?

21

Ha quanto tempo você trabalho nesse ramo?


Desde os dezesseis

Qual a descrição que você daria ao seu emprego?

Trabalho informal

Qual o auxilio que a internet traz para você? pessoalmente e profissionalmente?
Um auxilio completo. Pessoalmente: me comunico com amigos, colegas da faculdade,
tira dúvidas de matérias, entretenimento... E profissionalmente: pesquisas no
meu ramo de atuação, busca por novidades tecnológicas, e aprimoramento do
conhecimento.

O seu trabalho pode ser realizado virtualmente, com poucas visitas aos seus clientes?
Sim pode, utilizando de um serviço de Acesso Remoto, consigo acessar de qualquer
lugar, uma máquina que pode estar em outra cidade, estado, e até em outro país.
Basta ter acesso a internet.

Você utiliza algum site para demonstrar seu trabalho? qual?
Sim, utilizo. http://www.algtec.com/~pejota
Nele posso mudar o layout, mudar praticamente tudo em apenas
alguns clickes, mostrando ao cliente que ele pode ter o site
como quiser.


você pode visitar o site de Paulo José e seu sócio Luiz Carlos pelo site: www.algtec.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Suportes de convergência


Não muito tempo atrás quando falávamos em comprar um celular, nosso objetivo era ter um aparelho que nos servisse para realizar e receber chamadas de outras pessoas, hoje porém quando vamos comprar um celular costumamos pensar se o Bluetooth é 2.0, se a câmera tem uma boa resolução, se ele pode fazer vídeos, se ele pode entrar na internet, se ele toca mp3, se ele tem televisão, a última coisa que pensamos é em um celular que apenas vá fazer chamadas!
Este exemplo que eu acabei de dar se trata de um novo suporte de convergência, um único aparelho que é capaz de realizar as funções de vários outros aparelhos de mídia! Há algum tempo atrás não existia a televisão canguru (televisão com vídeo cassete, ou DVD) um celular que poderia ser usado como cartão de crédito, um console de jogo que seria também um computador com acesso à internet, um computador que faria chamadas telefônicas. Esses surgimentos tecnológicos fazem parte dessa convergência e não apenas transformando os equipamentos já existentes e deixando-os mais sofisticados, mas criando novos, como i-pad, que seria do tamanho de um caderno, mas muito mais fino e como alguns dizem ele “só não faz café e lava a roupa!” e tem também o maravilhoso tablet, têm uma aparência parecido com o i-pad, mas ele serve para leitura de livros, ao invés de carregar todos os seus livros, você pode carregar apenas esse tablet com todos os seus livros em formato de arquivo de texto.
Então vamos começar a nos atualizar nesta imensa criatividade tecnológica, mas deixo uma dica, não devemos nos apegar a nenhum aparelho eletrônico, pois dentro de alguns dias ele estará ultrapassado!

Fonte:
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?board=2.0

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um mundo alternativo



William Gibson em seu romance “Neuromencer” descreveu a palavra “ciberespaço” como um lugar ou um sistema de representação gráfica de dados, ou seja, um local virtual que utilizamos para trocas de informações!


Nós utilizamos esse espaço virtual para fazermos novas amizades, baixar conteúdos, estudar, postar conteúdos e entretenimento. Então nós como a “população” deste ciberespaço, seremos a “sociedade em rede”!



referências:

NUNES, Fábio Oliveira. Ciberespaço e a virtualidade
http://www.fabiofon.com/webartenobrasil/texto_ciberespaco.html